Marcio Rodrigues

Marcio Rodrigues
Marcio Rodrigues, natural de Campinas/SP, autodidata, cresceu praticando desenho com o pai e pintura em materiais diversos, com sobra de tintas de algumas construções que iam aparecendo com o progresso do Bairro. Em 1962, com 12 anos, já no Curso Ginasial, ganhou seu Primeiro Prêmio de desenho e pintura num Concurso Interno do Colégio.

Um desenho premiado de uma paisagem urbana, que retratava uma cidade e suas casas, foi o início de tudo. Nunca mais deixou este tema, casas, favelas, interiores... Mesmo divagando com outros temas, sempre se torna marcante a presença do homem, sua casa, sua habitação, seu cotidiano. Conheceu e pintou com grandes pintores ao longo do tempo.

Entre eles Aldo Cardarelli, em Campinas, de quem recebeu aulas de desenho livre. Em 1986, viajando com a família para El Salvador na América Central, a serviço da ONU, encontrou e se tornou grande amigo do maior aquarelista de El Salvador, Mauricio Puente, hoje radicado e pintando nos EUA.

Além de Maurício Puente, conviveu com outros grandes artistas salvadorenhos como, Ruben Martinez, escultor e pintor, Julia Dias, pintora que empresta seu nome ao Museu Julia Dias, M. Rivas, pintor primitivista, entre outros.

Depois veio a dedicação aos óleos e aos acrílicos, técnica predominante hoje em seus quadros. Suas pinturas são marcadas por técnicas simples, pela mensagem direta e pela liberdade de interpretação.

Uma pintura contemporânea, figurativista, realista, porém que não se prende a regras, ou escolas ou tendências, sempre procurando a seu ver, a expressão do belo, em sua opinião a obra de arte tem que ser bela, não importando aquilo que é retratado. São quase sempre marcadas por linhas definidas, que norteiam e sustentam seus personagens.

Participou de muitas Exposições Coletivas e Salões de Arte, no Brasil e no Exterior, conseguindo premiações, entre elas algumas Medalhas de Ouro e Prêmio de Melhor Trabalho do Salão. Constatamos que em 1999 participou do VIII SindCon Arte, II Salão Nacional de Arte Figurativa Moderna, tendo recebido o Premio Menção Honrosa.

Em 2000 participou do V Salão Nacional de Arte Contemporânea e em 2004 participou do XIII SindCon Arte, VII Salão Nacional de Arte Contemporânea como Artista Convidado. Em 2000 motivado pela oportunidade de expor em São Paulo, desenvolve a mostra "Da Realidade ao Sonho", exposta na Galeria do Conjunto Cultural da Caixa, em São Paulo.

Esta coleção motiva a realização de outras duas mostras em Campinas, uma delas no Espaço Cultural da Academia Campinense de Letras e culmina o ano com a Premiação Oficial da Câmara Municipal de Campinas a "Medalha Carlos Gomes". "Por relevantes serviços prestados à Cultura...".

Depois de 2004, convivendo e incentivado por grandes artistas campineiros, como Thomaz Perina, Vanderlei Zalochi e Dimas Garcia, passa dedicar-se com maior ênfase à síntese da criação e a utilização de traços mais marcantes e definidos na elaboração dos seus trabalhos. Seu trabalho mais recente sintetiza ainda mais os traços e valoriza as cores pálidas, que permitem uma maior viagem sobe a interpretação de suas obras.

Depoimento:


“Dentro de minha pintura definida com sinais, símbolos e imagens do cotidiano, procuro mostrar através de combinações harmônicas entre cores e formas, a relação e contrastes do homem com seu espírito e anseios” 


Site do Artista   ==> www.marciorodrigues.art.br
e-Mail do Artista   ==> marcio@marciorodrigues.art.br